terça-feira, 12 de março de 2013

A reflexão da prática docente a partir do estágio


            O estágio é um momento único durante o processo de formação do professor e durante este período pode-se vivenciar na prática as teorias aprendidas em sala de aula.
O estágio permite entender a criança, como sujeito que constrói o conhecimento, ser que é capaz de pensar, e com potenciais a serem desenvolvidos e respeitados.
           Nos últimos anos, a educação mudou o seu olhar para a criança, começando a partir da Democracia do país, e com a criação de políticas públicas que ao logo do tempo já passaram por muitas reformulações e adaptações visando melhorias na educação infantil, mas muitas não saíram do papel, contudo houve um pequeno avanço e hoje podemos afirmar que a criança tem sido vista de maneira diferente, num processo sutil e lento.
          Durante a realização do estágio o aluno deve lançar um olhar investigativo, e não somente observar, mas também participar da rotina escolar, bem como colaborar desenvolvendo algumas atividades constituindo-se posteriormente professor com uma postura reflexiva utilizando as teorias aprendidas.

Banco de Imagemeducador.brasilescola.com 

           Por esta razão é extremamente importante que o professor tenha passado por um processo formativo adequado e tenha vivenciado o momento do estágio com uma participação frutuosa compreendendo que sua formação continuada será o diferencial para possibilitar aos seus futuros alunos as condições necessárias para um aprendizado efetivo. Melhorar a prática através da formação continuada é o que faz toda diferença, pois é através dela que o professor se prepara e tem mais confiança para orientar seus alunos e assim trabalhar com dignidade tendo a certeza de que esta no caminho certo.
          A docência não é uma capacidade inata, e sim uma carreira que, como outras, pressupõem esforço pessoal e formação que possibilite o domínio de aspectos teóricos e práticos ligados à aprendizagem. O docente que passa por uma formação qualificada pode contribuir com práticas pedagógicas mais comprometidas com a formação humana.
         Em suma, o estágio nos dá a oportunidade de estar, efetivamente, frente à sala de aula, e por consequência, ter a experiência como professor afim de que possa refletir analisar, questionar, ensinar e principalmente aprender como fazer. E durante esse processo de formação o aluno/professor necessita se colocar no lugar do outro professor observado e aprender a desenvolver sua prática, observando como transformar e modificar comportamentos e práticas em sala de aula para que os alunos possam construir um olhar crítico e romper comportamentos para também serem sujeitos de transformação social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário